segunda-feira, 30 de março de 2009

Neurosis Al Zulaiju - Neurose em Formato Azulejo


Era uma segunda-feira, como todas as outras segundas-feiras, reflexivas, o início de uma semana, a tentativa de uma antevisão falhada, pois a necessidade de cafeína era demasiada para toda e qualquer introspecção. A regra é de ouro, nunca entrar no carro, sem antes tomar um café. É o meu momento forçado de 'wake up and smell the coffee'.

Era uma segunda feira, como todas as outras segundas feiras, reflexivas...Tomei o café e aproximei-me do carro, o passeio estava vedado, em frente a mim os empregados da Junta de Freguesia lavavam as ruas e observavam inertes...Finalmente compreendi o que se passava, o meu bólide tinha sido exposto a uma catástrofe natural, estacionado à porta da mítica sapataria Ferrer, situada num prédio considerado património, o 1.º andar ainda conserva os azulejos antigos, tom esverdeado, bem ao jeito de inicio de século...

Quando estava junto ao carro, observo o cenário, nem queria acreditar...O património tinha caído sobre o capô do carro, havia património por tudo o que era sítio, azulejos no vidro, azulejos no chão, azulejos...Num dos vidros, uma das missivas mais românticas, que recebi nos últimos tempos 'Veja os azulejos no seu carro, o prédio pertence à sapataria!’

Sem dar conta, foi posto em acção o plano A (de Azulejo, obviamente), chamar a polícia, ir buscar a máquina fotográfica a casa, contactar o dono da sapataria, negociar a coisa, ir chamar um mecânico de uma oficina de confiança do respectivo proprietário do prédio, chegar à empresa às 11h e suspirar de alívio porque a coisa ficou resolvida!

Lessons Learned, um termo muito moderno...

1. A autoridade e a sua identificação pessoal - o polícia dizia que o seu nome era agente principal Patrício, mas na realidade nunca me disse o seu 1.º nome, anotou os meus dados pessoais num bloquinho minúsculo. Referiu que o 'auto' iria ser entregue na esquadra. Aquele bloco era mais pequeno, que aqueles que são usados nas tascas para se jogar à batota! Será o mesmo bloco das multas?

2. Ser sempre simpática para os empregados camarários, eles revelaram-se ser uma ajuda preciosa, até se predispuseram para ser minhas testemunhas, mas não houve sangue...a coisa resolveu-se, atravessei a rua e agradeci a ajuda! Nunca esquecer o azulejo de hoje, pode ser o prédio de amanhã!!!

3. Andar sempre com um dicionário no carro, from now on !!! Chegar à empresa e ter que explicar ao meu director, o porquê de ter faltado à reunião semanal do departamento e não saber articular em inglês a palavra 'azulejo', é qualquer coisa do outro mundo, só me ocorria a palavra ‘brick’!


O dia melhorou quando comecei a trautear a canção 'It's a new dawn, It's a new day, It's a new life, For me, And I'm feeling good' :)

Ass: Kid A.

Sem comentários: